TERMOGRAFIA

TÉCNICA PREDITIVA

DE RETORNO IMEDIATO

  • REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA;

  • MENOR CUSTO DE MANUTENÇÃO;

  • MAIOR PRODUTIVIDADE;

  • MAIOR SEGURANÇA;

  • MAIOR CONFIABILIDADE;

O que é Termografia?

 

Termografia é o uso de uma câmera infravermelha de medição e captação de imagens para “ver” e “medir” a radiação infravermelha emitida por um objeto.

O que é Radiação Infravermelha?

Radiação infravermelha é uma luz invisível, cujo comprimento de onda é muito longo para ser detectado pelo olho humano; e corresponde á parte do espectro eletromagnético que percebemos como calor. Ao contrário da luz visível, no mundo infravermelho tudo que possui uma temperatura acima de zero absoluto emite calor. Até mesmo objetos muito frios, como cubos de gelo, emitem radiação infravermelha. Quanto mais alta a temperatura de um objeto, maior a radiação infravermelha emitida. O infravermelho permite ver o que nossos olhos não conseguem. 
Câmeras infravermelhas produzem imagens do invisível infravermelho ou radiação de “calor”, proporcionando medições precisas de temperatura sem contato. Quase todos os objetos elevam sua temperatura antes de uma avaria, tornando as câmeras infravermelhas extremamente eficazes no diagnostico de falhas em diferentes aplicações viabilizando um alto retorno de investimento. 
À medida que as empresas se empenham em aperfeiçoar a eficiência da fabricação, administrar o consumo de energia, melhorar a qualidade do produto e aumentar a segurança do trabalhador, a Espectro estará à disposição, com a finalidade de contribuir para esta melhora continua.

Imagem

Real.

Imagem

Térmica.

Vantagens da termografia.

 

 

Não podemos falar de vantagens apresentadas pela inspeção termográfica, sem olharmos diretamente pelo ponto de vista da empresa que se beneficia pela utilização desta técnica. Podemos falar do tempo perdido e das complicações do dia a dia da empresa, mas a questão é que a termografia faz sua empresa ganhar dinheiro.
Painéis elétricos, motores, fornos, cabos, todos estão expostos à falhas, e alguns mais do que outros. A importância destes aparelhos nem sempre é clara aos olhos leigos, mas técnicos especializados sabem que apenas um simples parafuso pode gerar grandes danos. Mas vale ressaltar que quando uma falha ocorre, a perda de produção não é o único problema, o gasto com peças e horas-extras também são fatores a serem considerados.
Sem a termografia é inevitável que tais falhas ocorram e custem muito para a empresa. Sem mencionar o descrédito pessoal que tais acontecimentos acarretam para os responsáveis.

Alta Tecnologia.

Por que usar tecnologia infravermelha?​

 

 

Uma imagem vale mais que mil palavras, e a tecnologia infravermelha é a única que permite visualizar e medir temperatura de equipamentos ou produtos sem contato, mesmo que estejam movendo-se rapidamente ou energizados. De maneira segura, rápida e sem precisar desligar ou parar a linha de produção. As câmeras infravermelhas revelam problemas térmicos os mais sutis, os quantificam com suas medidas precisas de temperatura e os documentam rapidamente com a emissão de relatórios profissionais que permitem análise posterior.

Termografia para a Manutenção preditiva.

 

 

Quase tudo que utiliza ou transmite energia esquenta antes de falhar. O gerenciamento dos gastos de energia de maneira efetiva e a custo baixo  é critico para manter a confiabilidade dos sistemas elétricos e mecânico. Hoje em dia ninguém pode negar que a termografia infravermelha é uma das tecnologias comprovadamente mais efetivas para a manutenção preditiva capaz de localizar, com rapidez, exatidão e segurança, problemas potenciais antes que causem falhas catastróficas. Encontrar e reparar uma conexão elétrica sobre aquecida, antes que um componente falhe, pode evitar grandes desperdícios de dinheiro, quando se considera os prejuízos, em  tempo ocioso de máquinas, perdas de produção, danos ao patrimônio, multas ou perdas de clientes. 

Nossos Equipamentos.​

Nossos serviços são realizados por pessoal qualificado e equipamento de última geração, conforme descrito abaixo:

O equipamento de inspeção termográfica a ser utilizado é um termovisor marca FLIR, modelo T360, totalmente digital que produz imagens infravermelha de alta resolução (76.800 pixels) coloridas em tela LCD que podem ser acompanhados durante a  inspeção. As imagens termogramas, são salvas em cartão Compact Flash com capacidade de armazenamento de até  1000  imagens  em  formato  JPEG  radio métrico,  com  valores  internos, o equipamento também possui as seguintes características:

  • Resolução espacial (IFOV) de 1,36 mrad, para visualização de pontos quentes de 14 mm a distâncias de 10 metros, com lente padrão e sem lentes adicionais.

  • Sensibilidade térmica de 0,06 ºC a 30 ºC no modo normal, em todo o range de temperatura.

  • Foco automático através do acionamento do botão de acesso rápido ou manual através do joystick;

  • Display de 3,5 polegadas com tela do tipo TOUCHSCREEN;

  • Sistema ótico giratório (até 120º) para melhor ergonomia em campo, com proteção de lente;

  • Dois tipos de fusão de imagem:

- IR Fusion-Fusão entre imagem visual e infravermelha diretamente no aparelho com ajuste e não apenas sobreposição de imagens; 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


- Picture in Picture (PIP) com área IR móvel dentro da imagem

  • Zoom eletrônico de até 1 a 4x automático e manual. 

  • Detector FPA microbolômetro de quarta geração (320 x 240 pixels) – 76.800 pixels - sem refrigeração;

  • Faixa espectral de 7,5 a 13µm para trabalho sem influência da radiação solar

  • Câmera interna visual digital com  1,3 Mega  pixel,  com  dispositivo  de  iluminação  para  compensação em ambientes com pouca luminosidade, tornando as imagens visuais mais nítidas e com maior resolução;

  • Faixa de temperatura -20 ºC até + 350 ºC padrão, com opção para 1200ºC; 

  • Possibilidade de análise da imagem diretamente na câmera, com de opções de até cinco pontos moveis de medição, cinco boxes com área mínima ou máxima , e auto detector de ponto quente.

  • Imagens térmicas e visuais registradas em cartão Compact Flash com capacidade de armazenamento de até  1000  imagens  em  formato  JPEG  radio métrico,  com  valores  internos, não  necessitando  de  softwares especiais para sua visualização;

  • Termogramas salvos em arquivos de 14 bits, com informações e dados;

  • Correção de emissividade de 0,01 a 1,00 com tabela interna com lista de materiais;

  • Correção de “background” com umidade relativa, temperatura refletida, temperatura ambiente, distância e outros fatores importantes para precisão na medição de temperatura;

  • Peso: máximo de 880g, incluindo bateria;

  • Encapsulamento IP54 com certificado, incluindo bateria;

  • Mira Laser Classe 2 – LocatIR;

  • Drive  incorporado  para  cartão  Compact  Flash  de  128  Mbytes  ou  superior;  (Acompanha  cartão  de 128 Mbytes;)

  • Interfaces USB para transferência das imagens termográficas para PC; e para Memória  tipo “Pen Drive”

  • Associação automática de imagens térmicas e visuais;

  • Certificado de calibração do equipamento.

Observação IMPORTANTE

 O equipamento possui foco automático e seu sistema de controle regula automaticamente a escala de temperaturas e cores, também reproduz simultaneamente a imagem digital com a imagem térmica o que torna a execução da atividade mais rápida e eficiente.

Equipamento

de inspeção termográfica.

Contato:
Av. Macali, 1185 - B. Ipiranga - Marmeleiro - Paraná
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, ou clique no botão ao lado.

Serviços executados.

15675
15674
15673
15672
15671
15670
15663
15662
15659
15658
15657
15656
15655
15654
15653
15652
15647
15646
15645
15644
15639
15638
15637
15636
15635
15634
15623
15630
15625
15626
15627
15624
15618
15619
15621
15620
Contato.
Diretor

(46) 9 9915-2451

(46) 9 8811 7559

sergio@espectrosrv.com.br

Gerente de Vendas

(46) 9 9984-2383

(46) 9 9133-4448

wilson@espectrosrv.com.br

Av. Macali, 1185 - B. Ipiranga - Marmeleiro - Paraná